O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários, gerando mídia espontânea, propaganda gratuita, e atrair a atenção direta do público alvo, sem precisar pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
Mas também pode ser um risco, pois algumas empresas extrapolam e causam muitos transtornos, isso pode tirar o posicionamento da marca. Por isso a estratégia de guerrilha tem que ser muito bem planejada.
Alguns cases:
Marketing de guerrilha em uma cidade em guerra, péssima idéia:
Duas caixas misteriosas foram deixadas em duas praças de Ipanema, no Rio de Janeiro, como parte de uma ação de "marketing de guerrilha". Segundo o Meio&Mensagem, a ação era um teaser sobre a promoção Avião do Faustão. "A ideia da agência era mostrar que o Avião do Faustão está tão carregado de prêmios que alguns deles estão até caindo do céu", diz o texto do M&M.
Mas não deu certo. As caixas não estavam identificadas, e apareceram em um momento horrível, na manhã do dia 24, sendo que os conflitos que estão se desenrolando neste momento na sede das Olimpíadas de 2016 se iniciaram apenas poucas horas antes, na noite do dia 23. A população ficou com medo que pudessem ser explosivos, denúncias foram feitas, e em pouco tempo as ruas próximas foram interditadas, e um esquadrão anti-bombas estava explodindo as inocentes caixas, que continham apenas uma chave em cada uma.
Balança na parada de ônibus - a academia FitnessFirst utilizou uma parada de ônibus para levar as pessoas à se conscientizar em baixar o seu peso fazendo exercícios nesta academia. A pessoa, ao sentar no banco de espera, tem seu peso revelado em um display bem chamativo. Para a população desta cidade, o fato de não ter o costume de se pesar pode ser resolvido em paradas de ônibus.
Você e os paparazzis - Para poder chamar a atenção da concorrida clientela, em função das diversas lojas que tem no shopping da estação, a Nikon criou uma campanha para a D700 com um diferencial, um grande painel com sensores disparava vários flashes quando a pessoa passava (cerca de 500 mil por dia). Um tapete vermelho leva até a entrada da loja da Nikon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário